Eu indico!

'UM AMOR PARA RECORDAR'

Autor: Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito  | |  Páginas: 184  | |  

        Sinopse

“Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na grande Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”





Juntos, Mandy Moore e Shane West, protagonizam uma história cheia de alegrias e tristezas, dores e perdas, mas que no final vão ter feito você rir e chorar muito. Um final que é incrível e belíssimo apesar de… (Vão ter que ler pra saber).
Depois de ler o livro, você pode, também, assistir ao filme.
 Veja um trailer


EU INDICO!

**************************************************************************************************************


OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES

Vou recomendar um curta-metragem! Um filme bem novinho (de 2011), vencedor do Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação de 2012 e que traduz muito do que eu penso e sinto com relação aos livros e à literatura. Com vocês, Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore).


Tudo começa com Morris Lessmore sentado de boa em sua sacada, escrevendo sua biografia, quando de repente um furacão varre a cidade onde ele mora, devastando tudo à sua volta. Desolado pela visão triste das ruas arrasadas e cobertas por páginas de livros destroçados, Lessmore anda sem rumo até se deparar com uma visão bastante peculiar: uma mulher que “voa”, guiada por livros voadores que a suspendem no ar e trazem de volta toda a cor e magia que foram sugadas da cidade destruída pelo furacão arrasador. Em um primeiro momento, Lessmore estranha aquela cena inusitada e tenta fazer seu próprio livro voar como os livros daquela moça – sem sucesso. Ao ver sua decepção, a mulher pede que um de seus livros voadores vá ao encontro de Lessmore e vai embora, levada pelos demais livros.



O livro que vai até Lessmore certamente chama mais a atenção dos nativos da língua inglesa do que a nossa, visto que o personagem que ilustra a obra é nada mais, nada menos que o icônico Humpty Dumpty, figura conhecida dos livros de poesia infantil clássicos da Grã-Bretanha e dos EUA. Humpty Dumpty convida Lessmore, então, a segui-lo e o homem, sem ter uma opção melhor, segue o livro voador, que o guia até uma casa em um local retirado – uma biblioteca, repleta de livros voadores e cheia de vida e magia. Dentro da biblioteca, além dos milhares de livros animados, Lessmore encontra uma parede repleta de retratos de pessoas – dentre elas, a mulher que ele vira há pouco.



Assim, o protagonista acaba virando curador da biblioteca, chegando até a salvar a vida de um clássico de Júlio Verne, Da Terra à lua (From the Earth to the Moon). Cada pessoa que chega na biblioteca – geralmente ainda arrasada por conta do furacão – é imediatamente contagiada pela magia dos livros que Lessmore lhe empresta. E assim Lessmore vai vivendo a vida, cuidando dos livros, alegrando a vida das pessoas e, eventualmente, terminando de escrever sua biografia – com a ajuda e o aconselhamento de seus novos amigos voadores. O final da história, como de praxe, vocês vão ter que assistir para saber.





O curta nos remete à clássicos como "O Mágico de Oz", filmes mudos e antigos musicais da MGM. Dos criadores Willian Joyce e codiretor Brandon Oldenburg, ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de melhor curta metragem, em sua 84ª edição.



“Quem ama os livros nunca vai sentir falta de um amigo fiel, de um conselheiro íntegro ou de uma companhia divertida.” (Isaac Barrow)
Créditos de Thalita Uba. 


Agora que você assistiu ao curta, que tal embarcar nas páginas desta comovente declaração de amor à literatura e a seu poder transformador?

Eu indico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário